Portal IFAL 921a v2.5
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

100 ANOS DA REDE FEDERAL - WEBQUEST

Ir para baixo

100 ANOS DA REDE FEDERAL - WEBQUEST Empty 100 ANOS DA REDE FEDERAL - WEBQUEST

Mensagem por markoladapaz Seg Jul 27, 2009 10:53 pm

WEBQUEST

A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: UMA HISTÓRIA SECULAR NO BRASIL E EM ALAGOAS.

INTRODUÇÃO

Em 23 de setembro de 2009 ocorrerá o centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Conscientes da importância dessa data para a educação nacional pública e gratuita, propomos essa webquest, destinada aos alunos do IFAL, para investigar a história da educação profissional e tecnológica no Brasil e em Alagoas. Trabalharemos na perspectiva da pesquisa, aliando teoria e prática para a construção do conhecimento.
Durante esse processo, contamos com sua contribuição para trabalhar criticamente, em parceria (alunos e professores), adquirindo novas competências e habilidades. Acreditamos no seu sucesso como produtores de informações e conhecimento.

TAREFAS


Propomos que a turma se divida em 6 equipes. O tema de cada equipe será decidido por sorteio.
Os temas estão dispostos abaixo:
1. História da educação profissional e do IFAL

2. Ex-alunos e a contribuição do IFAL em suas vidas (documentário)

3. Atualidades do IFAL:
Cursos;
Estrutura física;
Equipamentos;
Docentes;
Discentes.

4. Como o aluno do IFAL é recebido no mercado de trabalho?

5. Memória da instituição:
Docentes, discentes, funcionários e acontecimentos marcantes (documentário).

6. Educação Técnica e a Tecnológica no Brasil atual (demandas, mercado, evolução).

DICAS

Para um melhor desempenho na realização das tarefas, o grupo deve realizar a leitura dos textos:“A Educação profissionalizante em Alagoas na passagem do Império para a República” (Marcelo Góes Tavares) e “ O processo educacional brasileiro e a educação profissionalizante” (Daniela Bulhões e Claudiane Lira). Já distribuídos nas turmas.

Para realizar as tarefas vocês deverão utilizar os hiperlinks disponíveis. Isso evitará a dispersão e uma maior rapidez na elaboração. Entretanto, as equipes podem utilizar estratégias e usar outros recursos, além dos indicados, para a coleta de dados.

PASSO A PASSO


Equipe #1
A equipe 1 fica responsável pela pesquisa sobre a História da educação profissional e do IFAL.
Os dados obtidos deverão ser organizados para a montagem de uma linha do tempo, utilizando imagens, fotos e textos. O resultado será apresentado em power point, ressaltando fatos que marcaram a história da Instituição.

Equipe #2
A equipe 2 fica responsável pela elaboração de um documentário gravado em video (com um mínimo de 10 minutos e o máximo de 20 minutos de duração) sobre: “ os Ex-alunos e a contribuição do IFAL em suas vidas”. Fica a critério da equipe a escolha dos participantes que darão seus depoimentos, mas é necessário conhecer um pouco sobre cada depoente, para colher deles os dados mais relevantes com objetividade.

Equipe #3
A equipe 3 produzirá matérias sobre atualidades no IFAL, expondo as novidades, destacando informações referentes aos cursos; estrutura física; equipamentos; docentes; discentes. Utilizem fotos, textos, gráficos e o que considerarem necessário para estruturar um jornal, que será disponibilizado no formato de um Mural Virtual.

Equipe #4
A equipe 4 pesquisará sobre a forma como o aluno do IFAL é recebido no mercado de trabalho. Para isso deverá buscar informações sobre os convênios existentes, utilizando a entrevista para a coleta de dados (entrevistando pessoas do IFAL e das empresas).

Equipe #5
A equipe 5 deve trabalhar promovendo uma investigação sobre a memória da instituição, que deve ser preservada, para isso buscará dados e imagens (fotos, reportagens, etc) sobre docentes, discentes, funcionários e acontecimentos marcantes no IFAL. Os resultados deverão ser apresentados no power point usando fotos antigas e/ou atuais, buscando homenagear personagens que marcaram a Instituição ao longo de sua história.

Equipe #6
A equipe 6 será a construtora de um blog, lançando informações e discussões sobre a temática: Educação Técnica e a Tecnológica no Brasil atual (demandas, mercado, evolução). Esse blog deve conter questionamentos sobre o tema. E a sua divulgação e acessibilidade são fatores fundamentais na avaliação da equipe.

AVALIAÇÃO

A avaliação será utilizada como instrumento da aprendizagem e não como mecanismo de controle e punição, ocorrendo progressiva e continuadamente, levando em consideração os seguintes critérios:

O esforço pessoal do aluno;
O interesse pelo trabalho/pesquisa;
A participação no processo de construção do trabalho, nos debates, discussões e pesquisas;
A preocupação e disposição para discutir e oferecer sugestões com a finalidade de construir e transformar o trabalho proposto;
A qualidade das atividades programadas, levando em consideração a criatividade, clareza, objetividade, conteúdo, estética e pontualidade na entrega .

ATENÇÃO!
PRAZO FINAL PARA ENTREGA DAS TAREFAS - 17/08/2009

Referências
http://webquest.sp.senac.br/textos/oque
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175
http://www.cefet-al.br/
http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0904t.PDF

HIPERLINKS


Equipe #1
http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0904t.PDF
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175
http://www.oei.es/pdf2/historico_educacao_profissional.pdf
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/mapa.pdf
http://www.cefet-al.br/index.php/principal/406-aluno-do-if-alagoas-e-1o-lugar-no-vestibular-da-uncisal
http://www.pucsp.br/~filopuc/ltconte.htm
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/10/pnc_2_historico.pdf

Equipe #2
http://superdownloads.uol.com.br/download/146/windows-live-movie-maker/passo-passo-criar-video-no-windows-movie-maker-usando-suas-fotos,1.html
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175
http://www.oei.es/pdf2/historico_educacao_profissional.pdf
http://www.cefet-al.br/index.php/principal/406-aluno-do-if-alagoas-e-1o-lugar-no-vestibular-da-uncisal

Equipe #3
http://www.cefet-al.br/index.php/principal/406-aluno-do-if-alagoas-e-1o-lugar-no-vestibular-da-uncisal
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175
http://www.oei.es/pdf2/historico_educacao_profissional.pdf
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/mapa.pdf
http://www.aprendario.com.br/atividades_jv_atividade.asp

Equipe #4
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300008
http://www.oei.es/pdf2/historico_educacao_profissional.pdf
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175
http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/ideias/comunica/entrevista.htm

Equipe #5
http://www.oei.es/pdf2/historico_educacao_profissional.pdf
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/mapa.pdf
http://www.cefet-al.br/index.php/principal/406-aluno-do-if-alagoas-e-1o-lugar-no-vestibular-da-uncisal
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175

Equipe #6
https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008000020
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300008
http://blog.clickgratis.com.br/main.php
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13175

OBSERVAÇÃO: O uso dos hiperlinks não é necessário, desta forma as fontes e ferramentas podem ser oriundas de quais quer outras mídias

CONCLUSÃO

Este trabalho ainda está em construção, sendo aplicado com os alunos. Após o desenvolvimento das tarefas propostas, os resultados serão apresentados na Semana de Tecnologia do IFAL. Sendo, também, anexados e disponibilizados no portal do IFAL.

ARQUIVO ORIGINAL

Agradeço ao Lucas Emmanuel por me enviar o arquivo tão rapidamente.
Dúvidas apenas no fórum Dúvidas disponível aqui.
markoladapaz
markoladapaz
Admin

Número de Mensagens : 91
Pontos : 5850
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 29
Localização : Brasil

https://921a.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos